Para BC, investimento e setor externo mitigam risco de inflacão

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Mário Mesquita, disse nesta quinta-feira (28) que o aumento dos investimentos e a contribuição negativa do setor externo têm mitigado os riscos inflacionários gerados pelo aumento da demanda agregada. "Se a demanda estivesse crescendo sem uma elevação dos investimentos, eu estaria preocupado. Com os investimentos em alta, eu continuo preocupado com os riscos porque é tarefa de um banqueiro central. Mas a preocupação é menor", disse. Apesar disso, ele reconheceu que a contribuição do setor externo para a diminuição de riscos foi menor no primeiro trimestre do ano em relação aos últimos três meses do ano passado.

Mesquita afirmou que é natural que, passado um semestre, as expectativas de inflação do BC e do mercado estejam mais convergentes em 2007. Sobre 2008, em que o relatório de inflação sobretudo no cenário de mercado, mostra uma projeção mais pessimista para o IPCA, Mesquita disse que o horizonte mais longo de previsão leva naturalmente a diferenças maiores. Sem arriscar precisar onde estariam as diferenças, Mesquita mencionou que podem estar relacionadas a previsões de preços administrados e diferentes visões sobre os mecanismos de transmissão da política monetária.

O diretor do BC também comentou, em entrevista coletiva à imprensa hoje, que as vinculações de receitas tendem a acentuar a tendência de elevação dos gastos em períodos de maior atividade econômica. "Com as vinculações de receitas, os gastos tendem a ser pró-cíclicos de atividade econômica. Se a economia cresce mais, as receitas aumentam e os gastos também. Se há declínio da atividade, as receitas recuam e os gastos seguem a mesma tendência", disse. Na opinião da maioria dos analistas de mercado, o Brasil tem atualmente um alto grau de vinculação das receitas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo