O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, deve nomear ainda hoje o ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Lucas Papademos como líder do novo governo interino, segundo disse um membro do partido governista Pasok. O anúncio oficial sobre a nomeação de Papademos deve ocorrer mais tarde, após dias de negociação entre os socialistas do Pasok e o Nova Democracia, PR incipal força da oposição. Papademos era o nome mais cogitado, mas ontem surgiram alguns empecilhos, porque o economista estabeleceu algumas condições para aceitar o cargo.
“Papandreou está se reunindo com Papademos e muitas das exigências foram atendidas”, disse a autoridade do Pasok. “A menos que haja um rompimento de última hora, eu acredito que Papademos será o primeiro-ministro interino”, acrescentou.
Outros nomes, entretanto, também foram levantados e permanecem na mesa de negociação, incluindo o ombudsman da União Europeia, Nikiforos Diamantouros, e o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Panagiotis Roumeliotis, que foi chamado de volta para Atenas. “Se houver uma mudança de última hora, um desses outros pode se tornar primeiro-ministro”, afirmou a autoridade. As informações são da Dow Jones.