A recente queda nas vendas e na lucratividade dos hipermercados fez o Grupo Pão de Açúcar (GPA) tomar uma decisão que simboliza o quanto esse tipo de loja tem perdido espaço no País para o chamado atacarejo. No ano que vem, entre 15 a 20 hipermercados Extra vão se transformar em lojas Assaí. O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, afirma que a decisão passa pelo desempenho de vendas superior da rede de atacarejo e também por uma busca de lucros melhores.

continua após a publicidade

“As conversões são uma oportunidade de contribuir com o resultado do grupo num momento em que outros negócios estão sendo mais impactados com o cenário macroeconômico, principalmente os segmentos de bens duráveis”, comentou Gomes em entrevista ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real da Agência Estado

continua após a publicidade

Embora tenha margem Ebitda menor do que os outros negócios de supermercados e hipermercados do GPA, o Assaí vem dando lucro este ano, enquanto a divisão de Multivarejo (que inclui as bandeiras Extra e Pão de Açúcar) tem dado prejuízo. A diferença, explica Gomes, está no tipo de operação. O fato de o Assaí não estar exposto ao negócio de eletroeletrônicos faz com que ele tenha menores despesas financeiras. O formato também tem menor perda com depreciação porque as lojas possuem menos equipamentos que os hipermercados, os quais costumam ter maquinários de açougue, padaria, entre outros.

continua após a publicidade

Nos nove meses de 2016, o Multivarejo teve margem Ebitda ajustado de 5,2% enquanto o Assaí teve margem de 4,2%. Apesar disso, o lucro do Assaí chegou a R$ 136 milhões, enquanto o Multivarejo registra prejuízo de R$ 263 milhões, afetado por um patamar de despesa financeira líquida e depreciação maior que o do negócio de atacarejo.

As conversões aceleram o ritmo de inauguração de lojas do Assaí e tendem a colocar o perfil de vendas do GPA mais próximo do de seu principal rival, o Carrefour. Analistas acreditam que a relevância que o formato de atacarejo tem para o Carrefour é o principal diferencial entre os números de vendas dos dois rivais. Atualmente, o Assaí responde por 34% das vendas de alimentos do GPA, enquanto o Atacadão equivale a 60% das vendas do Carrefour, segundo estimativas do mercado. Com isso, o grupo Carrefour vem crescendo em ritmo superior ao GPA nos últimos trimestres.

Se confirmados os planos do GPA, o Assaí poderá já no ano que vem superar os hipermercados Extra em quantidade de lojas. Além das conversões, o Assaí deve inaugurar 6 pontos de venda novos em 2017, diz Gomes. Com isso, chegaria perto de 130 pontos de venda no próximo ano. Os hipermercados tinham, em setembro deste ano, 134 lojas e podem perder pelo menos 15 no ano que vem com as conversões, sendo, portanto, ultrapassados pelo Assai.

Ontem, o Assaí inaugurou a primeira loja convertida, fruto de um projeto piloto que começou já em 2016. O endereço no bairro de Pilares, no Rio de Janeiro, recebeu investimentos de R$ 22 milhões para deixar de ser uma loja do Extra, abaixo dos montantes entre R$ 35 a R$ 40 milhões necessários para erguer uma loja do Assaí do zero. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.