O Pão de Açúcar inaugura hoje sua décima segunda loja no Paraná, no bairro Champagnat, em Curitiba. Com o investimento de R$ 6 milhões no empreendimento, já chega a R$ 12 milhões o total investido pela rede no Estado em 2002. O montante chegará a R$ 18 milhões até o final do ano, com a abertura de mais um supermercado no Batel. As duas lojas novas (em junho, foi inaugurada a da República Argentina) totalizam mil empregos diretos e indiretos.
Localizada na esquina da Rua Martim Afonso com a Euclides da Cunha, a loja do Champagnat gera trezentos empregos diretos e a mesma quantidade em indiretos. “Identificamos esta oportunidade no Champagnat, um bairro que cresceu muito e tem uma demanda de mais de 27 mil famílias”, ressalta Luiz Carlos Narciso, diretor regional do Pão de Açúcar. Com 1.200 metros quadrados, a nova loja segue o conceito de supermercado de vizinhança, com forte presença de perecíveis, produtos importados e serviços diferenciados.
“Dos 12 mil itens comercializados, 2 mil são produtos locais”, destaca o diretor. As parcerias com 180 fornecedores paranaenses, segundo Narciso, demonstram “a preocupação da companhia com a economia local”. Entre os diferenciais, o diretor cita linhas de produtos específicas para atender as colônias judaica, alemã, árabe e japonesa. “São nichos de mercado com forte presença em Curitiba.” Além disso, a loja do Champagnat conta com uma “hostess” (anfitriã), pessoa treinada para auxiliar as compras, esclarecendo dúvidas e orientando na organização de festas e jantares, por exemplo. Um consultor de vinhos também estará à disposição dos clientes para sugerir combinações.
Narciso concorda que o mercado de supermercados de Curitiba é muito competitivo. “O Pão de Açúcar se aproxima do que o curitibano tem como exigências: qualidade, serviços, variedade de produtos e atendimento. Nosso objetivo é fidelizar o cliente, como o Mercadorama tinha no passado e perdeu depois da aquisição pelo Sonae”, considera. “Através de pesquisas de mercado, estamos conhecendo melhor o curitibano para atender suas expectativas”, completa.
Potencial
De acordo com o diretor, é grande a expectativa do grupo Pão de Açúcar em relação à capital paranaense. “Acreditando no potencial do Paraná, a companhia está investindo mesmo no momento de crise que o País atravessa”, frisa. Segundo dados do relatório anual da empresa no ano passado, as vendas do Grupo Pão de Açúcar (que inclui os hipermercados da rede Extra) no Paraná representaram 3,2% do total da companhia, sendo a quinta região mais representativa.
Narciso não precisou a expectativa de crescimento para este ano, com a expansão da rede no Estado. Em relação a preço, o Pão de Açúcar seguirá uma política competitiva. “O cliente vai levar produtos com qualidade e preço justo”, observa.
O Pão de Açúcar Champagnat – a 176.ª loja do grupo – abrirá de segunda a domingo, das 7h às 24h. A loja será inaugurada hoje, às 9h. Das 12 lojas Pão de Açúcar no Paraná, dez estão em Curitiba, uma em Colombo e outra em Paranaguá. No Estado, o grupo tem 2.500 funcionários.
