Durante toda a última segunda-feira (dia 27) e ontem, o sistema de emissão de passaportes da Polícia Federal (PF) ficou fora do ar. Com isso, cerca de 400 passaportes deixaram de ser emitidos e outros 400 deixaram de ser entregues somente em Curitiba.
A previsão é de que, hoje, após às 18 horas, o sistema seja restabelecido e volte a atender as pessoas pré-agendadas. Por ora, a PF não planeja um horário diferenciado de atendimento para dar vazão aos trabalhos acumulados nos dois dias de pane.
“Temos uma estrutura capaz de atender 500 pessoas por dia e vamos buscar dentro do possível otimizar ainda mais nosso trabalho para que normalizemos a situação o quanto antes”, assegura o chefe do setor de passaportes da Delegacia de Emigração da PF, Edson Carlos Silva. “É importante que a população entenda que o problema atingiu todos os postos de atendimento do país, porque ocorreu uma falha na implementação de uma nova versão do programa, mas estamos buscando resolver os transtornos caso a caso para minimizar o impacto da paralisação dos serviços”, ressalta Silva.
De acordo com a PF, até o término do expediente de ontem, não houve nenhum caso de extrema urgência, no qual alguém tenha deixado de viajar em virtude da pane.
“Felizmente, não fomos solicitados a encontrar soluções para casos de pessoas que comprovadamente precisavam do passaporte e que não poderiam adiar”, afirma Silva, esclarecendo que casos dessa natureza envolvem pessoas com passagens compradas nas datas da pane ou que precisam, de última hora, sair do país a trabalho, por exemplo.
Ainda conforme a PF, em Curitiba, o principal fator de descontentamento entre as pessoas que deixaram de ser atendidas, diz respeito ao adiamento da entrega dos passaportes.
“As pessoas que já tinham a confirmação de quando retirariam o documento foram as que mais se frustraram, pois apesar de estar pronto, só conseguimos localizar no cofre mediante o número do passaporte que fica arquivado no sistema”, justifica Silva.
Turistas se antecipam
Para as agências de viagem não houve grandes transtornos durante, nos dois dias de pane, já que é de praxe a recomendação aos clientes de se fazer a retirada do documento com antecedência.
Orientamos os clientes a fazerem a retirada dos passaportes alguns meses antes da data da viagem. Especialmente quando a viagem é para os Estados Unidos, onde é preciso obter o visto de entrada, pedimos que façam isso com pelo menos quatro meses de antecedência”, explica a emissora internacional da agência GR Turismo Celina Eyer.
Contudo, para quem contava com o serviço da PF para efetuar a troca do passaporte por conta do vencimento da validade ou precisou viajar de última hora para o exterior, a situação foi diferente, simplesmente, não aconteceu. Nem a emissão do chamado “passaporte de emergência” pôde ser realizada durante todo o dia de ontem e de segunda-feira.
Atendimento no país
A falha técnica que deixou todas as superintendências da Polícia Federal (PF) no país sem o sistema de emissão de passaporte pôde ser constatada pelo usuário no acesso ao site da PF que apresentava uma mensagem informando que o sistema de emissão e de andamento da concessão de passaportes estavam indisponíveis.
A assessoria em São Paulo informou que o serviço estava sendo feito off line para quem já tinha horário agendado. No caso de postos onde há muito movimento, a PF solicitou às pessoas voltarem em outro dia.