Pane corta energia na região Oeste

Doze municípios do oeste do Estado ficaram sem energia elétrica durante quase uma hora no final da tarde de domingo (30). Pelo menos 150 mil pessoas foram afetadas pela pane, que teve como causa um defeito na chave de aferição de transformadores da subestação Cascavel, que supre o fornecimento de energia na região. O fornecimento foi normalizado no início da noite do mesmo dia, enquanto a Copel trabalhava para descobrir as causas da interrupção.

A subestação Cascavel – que é operada à distância, por computadores – supre com energia as duas linhas de transmissão na tensão de 138 mil volts que abastecem as subestações Céu Azul, Medianeira, Foz do Iguaçu e Vila Yolanda (Foz do Iguaçu).

Foram afetados pela falta de energia, das 17h21 às 18h19, os municípios de Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Missal, Itaipulândia, Diamante do Oeste, Santa Helena, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu. As redes atendidas em 13,8 mil volts da região sul de Cascavel também foram desligadas durante seis minutos.

As equipes da Copel foram acionadas imediatamente ao problema, já que o monitoramento é on-line. Até que o problema fosse descoberto, ontem pela manhã – tratava-se de defeito em uma das chaves de aferição de transformadores de corrente, que acabou desligando totalmente a estação – o fornecimento foi transferido para um outro circuito, restabelecendo a transmissão após 58 minutos do momento em que houve a interrupção. O problema no equipamento fez atuar o mecanismo de proteção geral da subestação Cascavel, interrompendo a transmissão de uma carga de 88 megawatts.

A Copel não soube informar o que pode ter causado o problema na chave, mas garante que o problema foi sanado. De acordo com informações da assessoria de comunicação, pode tratar-se de problema de fabricação da peça. Testes laboratoriais devem ser feitos para averiguar as causas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo