Vários países, presentes na Reunião da Associação Internacional dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares, em Pequim, perguntaram ao ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, sobre o sucesso do uso do etanol (álcool combustível) e de biocombustíveis no Brasil. "Isso mostra o sucesso do País nesta área energética, a partir do governo do presidente Lula. E os interessados sabem que o etanol da cana-de-açúcar é superior ao álcool feito a partir do milho," disse o ministro à Agência Estado.
Para ele, há também o reconhecimento de que o País produz o álcool sem prejudicar a produção de alimentos. "Hoje os Estados Unidos e o Brasil representam 80% da produção de álcool no mundo. Sendo que o nosso produto é muito mais energético, com um custo menor do que o álcool de milho, o metano, produzido pelos norte-americanos".
"Há um reconhecimento da comunidade internacional de que nossos biocombustíveis são da melhor qualidade, e isto se deve ao esforço do presidente Lula nesta área energética." Mares Guia disse que ficou surpreso com o crescimento da China, onde esteve em 2004. "É algo notável o crescimento chinês, fiquei admirado mesmo. Mas há muita poluição também. A poluição é grande em Pequim e há um esforço para reduzi-la", disse ele.