As fichas de compensação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) serão enviadas aos contribuintes até o dia 27 de janeiro, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda. A distribuição deve começar na semana que vem. Em 2006, permanecem os descontos e as formas de pagamento praticadas no ano passado. O órgão lançou as cobranças que somam R$ 713 milhões. Mas este número sofre alterações com as bonificações e a inadimplência.

continua após a publicidade

Luciana Nara Trintim, da assessoria da inspetoria geral de arrecadação da secretaria, explica que os proprietários de veículos poderão pagar o imposto à vista com descontos de 15% em fevereiro, seguindo calendário com os finais das placas. O mesmo tipo de pagamento pode ser feito no mês seguinte, só que com 5% de bonificação. O contribuinte ainda têm a opção de parcelar o valor do imposto, sem descontos, em cinco vezes.

Luciana conta que a alíquota de 2,5% sobre o valor venal do veículo (para automóveis) é calculada com base em uma tabela fornecida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), de São Paulo. A entidade faz um levantamento no mercado para saber os preços de venda dos veículos. Por isso, não houve um aumento generalizado do imposto para os veículos. ?Alguns tiveram aumento do valor venal; outros, queda. Não somos nós que dizemos que aumentou ou não o valor venal do veículo?, comenta. O IPVA para ônibus, caminhões, veículos de aluguel ou carga, de locação e rodados com GNV (gás natural veicular) é calculado com alíquota de 1%.

Quem estiver com o IPVA de 2005 atrasado pode pagar a dívida em até 10 vezes, dependendo do valor. A Secretaria de Estado da Fazenda também está regularizando a situação de proprietários com débitos que venceram até 2004. Nestas situações, os valores são isentos de multas e juros, mas o pagamento deve ser feito à vista. Este atendimento será feito até o dia 31 de janeiro. Mais informações e consultas sobre os valores do IPVA de 2006 podem ser feitas no site www.fazenda.pr.gov.br. (Joyce Carvalho)

continua após a publicidade