O governo prevê realizar até o dia 12 de abril deste ano o leilão de concessão do projeto da usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). O prognóstico consta do balanço do terceiro ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado hoje. Na segunda-feira desta semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou a licença prévia do projeto e ontem o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os estudos econômicos, abrindo assim caminho para a realização do leilão.
Apesar da previsão de fazer a licitação até o dia 12 de abril, algumas fontes que acompanham de perto o processo da usina dizem que o ministério de Minas e Energia vai concentrar esforços para fazer o leilão ainda em março, para que o ministro Edison Lobão possa participar do ato, já que, a partir de abril, ele terá de deixar o cargo para disputar ou o governo do Maranhão ou um novo mandato como senador pelo Estado.
Inicialmente, a intenção do governo era realizar o leilão de Belo Monte em dezembro passado. Apesar do atraso de pelo menos quatro meses na data da licitação, o governo não mudou sua previsão para a conclusão da obra. No balanço do PAC divulgado hoje, a data é a mesma do balanço anterior de setembro do ano passado: 30 de abril de 2014.