O otimismo dos empresários para o Dia das Crianças 2007, em relação ao faturamento e às vendas físicas, é o maior registrado em datas comemorativas deste ano. De acordo com a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial – Dia das Crianças 2007, 49% das empresas brasileiras do comércio, em todo o País, esperam aumentar o faturamento nesta data. No ano passado, a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial revelou que o porcentual de empresários otimistas com o faturamento nesta data era de 40%.
A perspectiva de queda também melhorou. Este ano, 9% acreditam em recuo do faturamento, contra 23% em 2006. O número de empresários que confiam na estabilidade aumentou. Este ano, são 42%, contra 37% no ano passado. Em 2005, uma maioria de 46% dos empresários esperava aumento do faturamento, em relação à data de 2004, os que apostavam em queda eram 22%, e em estabilidade, 32%. Segundo a pesquisa de 2007, as grandes empresas do setor continuam sendo as mais otimistas: 64% delas apostam em alta do faturamento. Em 2006, esse porcentual era de 59%.
As pequenas, assim como no ano passado, confiam menos em melhores resultados e as opiniões estão divididas entre crescimento (46%) e estabilidade do faturamento (44%). Em 2006, apenas 34% das pequenas empresas esperavam alta do faturamento, 40% acreditavam em estabilidade e 26% apostavam em queda. Na análise regional, as empresas do Norte são as mais otimistas, com 57% dos entrevistados convencidos de que o faturamento será maior este ano, seguidas por 53% do empresariado do Sul e 49% do Nordeste. A região Centro-Oeste é a menos confiante: 39% dos empresários esperam alta e 16% acreditam que haverá queda do faturamento. No Sudeste, 47% dos empresários apostam em aumento do faturamento. A quantidade de itens vendidos também aumentará. Em relação às vendas físicas, a maioria dos empresários entrevistados, 52%, acredita em crescimento e 38%, em estabilidade.
Apenas 10% apostam em queda nas vendas, em todo o País. Em 2006, a perspectiva otimista era de 39%, a de estabilidade, 37% e a de queda, 24%.
A perspectiva de crescimento confirma-se, ainda, em proporções maiores do que as do faturamento, o que pode se traduzir em vendas de produtos mais baratos. De acordo com a pesquisa da Serasa, as grandes empresas do setor são as mais otimistas, sendo que 72% de seus empresários confiam em alta nas vendas (62% em 2006), enquanto 48% das pequenas empresas compartilham da mesma perspectiva para esta data em 2007 (34% no ano passado).
Na análise regional das perspectivas de crescimento das vendas, os empresários do Norte seguem como os mais otimistas, com 61% acreditando no aumento das vendas físicas, seguidos pelos do Nordeste (56%), Sul (53%), Sudeste (52%) e Centro-Oeste (41%). Todas as regiões experimentam aumento das expectativas de crescimento das vendas em relação à mesma data de 2006.