Cerca de 770 consumidores já procuraram o Procon-PR para buscar orientações e resolver problemas quanto a serviços de assistência técnica. Assim, antes de acionar um desses serviços, valem algumas recomendações do órgão para evitar possíveis dificuldades. Nesse sentido, o consumidor deve verificar se o aparelho ainda está no prazo de garantia. Em caso positivo, deverá recorrer a uma oficina autorizada, que é credenciada pelo fabricante, levando o certificado de garantia e a nota fiscal de compra. Lembre-se que a garantia só é válida se acompanhada da nota fiscal, portanto, não deixe de exigí-la no ato da aquisição.
Caso o produto esteja fora do prazo de garantia, o consumidor pode optar por qualquer prestadora de serviços, autorizada ou especializada (esta última não tem garantia do fabricante). É aconselhável, porém, realizar uma pesquisa, recorrendo a indicações de pessoas que já tenham utilizados seus serviços.
Orçamento
O orçamento é fundamental na contratação de serviços de assistência técnica, lembram os técnicos do Procon, pois assim o consumidor pode pesquisar e escolher o preço e as condições de pagamento mais favoráveis. Algumas prestadoras de serviços, no entanto, cobram taxas para a sua elaboração, por isso pergunte com antecedência se o valor é cobrado.
Ao solicitar o orçamento para um conserto, o consumidor não está se comprometendo a aceitá-lo, explicam os técnicos, e o serviço não poderá ser efetuado sem a autorização do proprietário do bem. No orçamento devem constar informações como: preço, forma de pagamento, tempo de execução, data de início e término do serviço, valor da mão-de-obra e se o fornecedor irá buscar o bem para o conserto e entregá-lo na residência ou se este será levado e retirado no estabelecimento comercial pelo dono. O orçamento tem validade de 10 dias a contar do recebimento ou da ciência do consumidor. Após a aprovação, só poderá ter alguma alteração mediante negociação das partes.
Conforme o Código de Defesa do Consumidor, o prestador de serviços deve utilizar peças de reposição originais, adequadas, novas e com especificações técnicas do fabricante. Fora dessas condições, essa troca só poderá ser efetuada com a autorização do consumidor.
Quando fizer a entrega à empresa, mesmo que seja para elaboração do orçamento, exija um comprovante, por escrito, com dados que possibilitem a identificação do bem (discriminação do produto, modelo, cor, marca, etc.), bem como as condições em que ele se encontra. Após feito o reparo, teste o aparelho e exija o recibo ou nota fiscal do trabalho executado, que tem garantia legal de três meses.
Se após a realização do serviço o problema persistir, o consumidor tem direito a sua reexecução sem qualquer custo adicional, à restituição da quantia paga, atualizada, ou ao abatimento proporcional do preço. Em caso de dúvidas, o consumidor pode contatar o Procon pelo telefone 0800-41-1512, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h, ou comparecer pessoalmente à sede da coordenadoria, na Rua Francisco Torres, 253, Centro, Curitiba, das 12h30 às 18h, ou junto aos Procons municipais.