Orientações para serviços de assistência técnica

Cerca de 770 consumidores já procuraram o Procon-PR para buscar orientações e resolver problemas quanto a serviços de assistência técnica. Assim, antes de acionar um desses serviços, valem algumas recomendações do órgão para evitar possíveis dificuldades. Nesse sentido, o consumidor deve verificar se o aparelho ainda está no prazo de garantia. Em caso positivo, deverá recorrer a uma oficina autorizada, que é credenciada pelo fabricante, levando o certificado de garantia e a nota fiscal de compra. Lembre-se que a garantia só é válida se acompanhada da nota fiscal, portanto, não deixe de exigí-la no ato da aquisição.

Caso o produto esteja fora do prazo de garantia, o consumidor pode optar por qualquer prestadora de serviços, autorizada ou especializada (esta última não tem garantia do fabricante). É aconselhável, porém, realizar uma pesquisa, recorrendo a indicações de pessoas que já tenham utilizados seus serviços.

Orçamento

O orçamento é fundamental na contratação de serviços de assistência técnica, lembram os técnicos do Procon, pois assim o consumidor pode pesquisar e escolher o preço e as condições de pagamento mais favoráveis. Algumas prestadoras de serviços, no entanto, cobram taxas para a sua elaboração, por isso pergunte com antecedência se o valor é cobrado.

Ao solicitar o orçamento para um conserto, o consumidor não está se comprometendo a aceitá-lo, explicam os técnicos, e o serviço não poderá ser efetuado sem a autorização do proprietário do bem. No orçamento devem constar informações como: preço, forma de pagamento, tempo de execução, data de início e término do serviço, valor da mão-de-obra e se o fornecedor irá buscar o bem para o conserto e entregá-lo na residência ou se este será levado e retirado no estabelecimento comercial pelo dono. O orçamento tem validade de 10 dias a contar do recebimento ou da ciência do consumidor. Após a aprovação, só poderá ter alguma alteração mediante negociação das partes.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, o prestador de serviços deve utilizar peças de reposição originais, adequadas, novas e com especificações técnicas do fabricante. Fora dessas condições, essa troca só poderá ser efetuada com a autorização do consumidor.

Quando fizer a entrega à empresa, mesmo que seja para elaboração do orçamento, exija um comprovante, por escrito, com dados que possibilitem a identificação do bem (discriminação do produto, modelo, cor, marca, etc.), bem como as condições em que ele se encontra. Após feito o reparo, teste o aparelho e exija o recibo ou nota fiscal do trabalho executado, que tem garantia legal de três meses.

Se após a realização do serviço o problema persistir, o consumidor tem direito a sua reexecução sem qualquer custo adicional, à restituição da quantia paga, atualizada, ou ao abatimento proporcional do preço. Em caso de dúvidas, o consumidor pode contatar o Procon pelo telefone 0800-41-1512, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h, ou comparecer pessoalmente à sede da coordenadoria, na Rua Francisco Torres, 253, Centro, Curitiba, das 12h30 às 18h, ou junto aos Procons municipais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo