Ter a oportunidade de trabalhar em uma empresa multinacional e ingressar numa carreira de sucesso. Isso pode virar realidade para universitários, que agora têm a chance de se candidatar à uma das 77 vagas de estágio que a Esso está oferecendo para o segundo semestre.

continua após a publicidade

A empresa está a procura de estudantes das áreas de administração, ciências contábeis, economia, engenharia e informática. Os selecionados ganharão bolsa de R$ 950 (incluindo R$ 200 de auxílio alimentação), para quatro horas diárias de trabalho. O contrato de estágio dura no máximo dois anos.

Uma das vantagens do programa de estágio da Esso é a possibilidade de flexibilidade das horas de trabalho. Outro diferencial é que, durante o período de férias, o estagiário poderá atuar em período integral.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter previsão de formatura no período entre o segundo semestre de 2009 até o final de 2010. É preciso ter inglês, estar interessado, diversidade cultural, iniciativa e dinamismo.

continua após a publicidade

A gerente de assuntos institucionais da Esso, Maria Luiza Soares, ressalta que o programa de estágio da Esso já tem mais de 50 anos e é desenvolvido em Curitiba desde 1989. “A empresa valoriza o estágio. É um ativo que a gente tem e precisa ser preservado.”

Uma vez no cargo de estagiário, as chances de uma efetivação ao quadro de profissionais da empresa é grande. Segundo a gerente, em 2007, dos 72 estagiários contratados, 60 foram efetivados pela empresa. Hoje, a Esso conta com mais de 1,3 mil funcionários em Curitiba.

continua após a publicidade

“A empresa está crescendo muito. Do ano passado para esse ano, o número de funcionários cresceu 30%”, afirma Maria Luiza. Segundo ela, a Esso prefere apostar nos estagiário do que trazer pessoas de fora que, muitas vezes não se adaptam à cultura da empresa.

Em alguns casos, segundo Lissandra Fieltz, coordenadora do programa de estádio da Esso, os ex-estagiários chegam a ocupar o cargo de gerente. Eduardo Miraglia é um desses exemplos.

Admitido como estagiário aos 21 anos, em 1992, Miraglia ocupa hoje o cargo de gerente de produção. Segundo ele, a expectativa do programa de estágio é de que todos os selecionados se efetivem.

Para a seleção, a dica de Miraglia é que o candidato demonstre vontade de trabalhar e tenha o perfil de um profissional dinâmico. “Após selecionado, o estagiário precisa ser uma esponja para absorver toda a informação”, afirma.
Para se candidatar ao estádio da Esso, basta preencher o formulário disponível no site da empresa www.esso.com.br/estagio, até o dia 31 de agosto.

Período de férias é quando sobram oportunidades

De acordo com a coordenadora de negócios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Emmanuele Mourão Spaine, o volume de vagas para estagiários ofertado no segundo semestre deve aumentar cerca de 20%. A expectativa é que a oferta chegue a mil vagas por mês, enquanto que no primeiro semestre a demanda foi de 800 vagas por mês.

“A economia é mais aquecida, principalmente no final do ano e isso reflete na contratação de novos estagiários”, afirma Emmanuele. No entanto, segundo ela, os estudantes acabam procurando menos os programas de estágio. “Como os estágios duram, no mínimo, seis meses, os estudantes não estão dispostos a abrir mão do período de férias. Por isso o número de interessados é menor e as
vagas são encontradas com mais  facilidade para quem as procura nessa época”,
afirma.

Para Emmanuele a época é propícia para alcançar oportunidades que ficam escassas em outras fases da carreira profissional. “Quanto mais cedo o aluno define de que forma ele quer atuar mais chances ele tem de obter sucesso profissional. Isso é o diferencial”, diz.

Para quem tiver interesse nas vagas de ,estágio oferecidas pelo IEL, pode se cadastrar no site www.ielpr.org.br. Os estudantes também podem procurar as unidades do IEL mais próximas de suas cidades. O instituto conta com representações em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo e Ponta Grossa.