O usuário de celular sofre para conseguir ser bem atendido nos telefones 0800 das operadoras. Esse é o resultado de um levantamento feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entre os dias 28 de março e 14 de abril com oito empresas: Claro, TIM, Vivo, Amazônia Celular, Brasil Telecom GSM, CTBC Telecom Celular, Oi e Telemig Celular.

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Os fiscais fizeram ligações para os 0800 das empresas, visitaram os locais em que é feito o atendimento e solicitaram informações sobre os pedidos feitos pelos usuários.

A regra que teve maior índice de descumprimento foi a colocação de música ou propaganda no momento de atendimento da ligação, o que é proibido. As empresas Claro, Vivo, TIM, Amazônia Celular, CTBC Telecom Celular, Oi e Telemig Celular descumpriram esse item.

De acordo com o levantamento, as operadoras Claro, TIM, Vivo, Oi e Telemig Celular não forneceram protocolo de atendimento nas ligações feitas na fiscalização. Segundo a Anatel, o protocolo é uma garantia do consumidor e deve ser exigido no serviço.

Fiscalização

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A decisão de fiscalizar as operadoras de telefonia celular foi tomada devido ao aumento de 41% nas reclamações de usuários de 2004 a 2005. Essa é a segunda fase da fiscalização. Na primeira etapa, foram feitas visitas nas lojas das empresas. A terceira e última fase será a verificação dos processos de cobrança, cancelamento de linhas e reparos solicitados.

A Anatel vai abrir procedimentos administrativos para apurar as irregularidades, quando as empresas podem recorrer.

Outro lado

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As operadoras Claro e Vivo informaram que ainda não foram notificadas pela Anatel sobre o levantamento e, por isso, não vão comentar o resultado, por enquanto. A TIM enviou uma nota, na qual diz que a melhoria do atendimento aos clientes é uma das prioridades da empresa. Em nota, a operadora Oi informou que ?valoriza o trabalho da agência no sentido de fiscalizar a qualidade do atendimento?.