Operação Páscoa do Ipem constata irregularidades

Bacalhau, bombom, peixes, camarão congelado, filé de peixe e chocolate ao leite estão entre os produtos que foram reprovados pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) em Curitiba.

Durante a Operação Páscoa, realizada em todo o Estado, foram verificados 3.094 itens em cerca de 190 estabelecimentos. 40 deles foram reprovados por volta quantitativa e outros 22 por irregularidades formais nas embalagens, como falta de indicação qualitativa ou altura dos caracteres indicativos, inferiores ao mínimo estipulado pela legislação.

Em comparação ao período de Páscoa de 2009, o número de autuações aumentou. No ano passado foram 34 reprovações por falta quantitativa e 11 por erros formais nas embalagens.

“Porém, devemos considerar que atingimos número maior de itens verificados, sobretudo em função das fiscalizações feitas diretamente nos fabricantes”, explica Sergio José Camargo, gerente de Pré-Medidos do Ipem.

Na Operação Especial de Páscoa, verificou-se que ovos e coelhos de chocolate tiveram em Curitiba um índice mínimo de irregularidades, ao contrário do interior, onde 21 autuações foram lavradas.

“Constatou-se que o número de autuações decorre do excesso de gelo nos pescados congelados ou perda de umidade no caso do bacalhau”, explica o gerente, que acrescenta: o bacalhau é um produto salgado e que sempre tende a desidratar quando exposto a temperaturas mais elevadas, principalmente com embalagens sem renovação em sua indicação do peso líquido. A Operação Especial de Páscoa foi realizada em todo o Estado, entre os dias 8 de fevereiro e 25 de março.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo