A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu novamente sua estimativa para a demanda global por petróleo este ano, uma vez que a fraqueza da economia mundial começa a afetar a demanda em países em desenvolvimento, como a China.

continua após a publicidade

Em seu relatório de abril, a Opep afirmou que “em 2009, a demanda mundial por petróleo deve cair pelo segundo ano consecutivo, declinando 1,4 milhão de barris por dia após uma revisão para baixo de 400 mil barris por dia”. No mês passado, a Opep havia reduzido sua projeção no mesmo montante. O cartel projeta agora demanda de 84,18 milhões de barris por dia em 2009, comparado a 85,55 milhões em 2008.

A Opep disse que a demanda por petróleo nos 30 países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – o Brasil não faz parte – deve declinar ao longo de 2009 em 1,5 milhão de barris por dia, para 46 milhões de barris por dia. “Os países que não integram a OCDE devem ter apenas um ligeiro crescimento de 130 mil barris por dia”, afirmou o relatório.

Já em relação à China, segundo a Opep, a demanda chinesa diminuiu 140 mil barris por dia, para 7,83 milhões de barris por dia, no primeiro trimestre deste ano. Mas o cartel ainda espera uma alta de 40 mil barris por dia na demanda da China este ano, para 8,01 milhões de barris por dia. “Em base trimestral, a demanda aparente por petróleo da China no primeiro trimestre caiu pela primeira vez desde 2005.” As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade