Opep não chega a acordo sobre aumento de produção

Numa decisão que surpreendeu os mercados de petróleo e impulsionou os preços da commodity, autoridades da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) informaram hoje que o grupo não conseguiu alcançar um consenso para aumentar a produção. “Infelizmente, nós não conseguimos alcançar um consenso neste momento para reduzir ou aumentar a nossa produção”, declarou o secretário-geral da Opep, Abdalla Salem el-Badri.

O ministro do Petróleo do Irã, Mohammad Aliabadi, que também é presidente da organização, afirmou que a decisão não foi recebida muito bem por alguns membros. Segundo ele, a quantidade e o momento de elevar a produção provocaram divergência dentro da organização.

Por outro lado, o ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Ali Naimi, disse que a reunião de hoje da Opep “foi uma das piores” e que o cartel, dividido, não foi capaz de fechar um acordo sobre uma elevação das cotas de produção do grupo. “Foi um dos piores encontros que tivemos” afirmou Naimi a jornalistas, após o fim do encontro.

Os delegados do Golfo haviam pressionado nos últimos dias por um aumento entre 1 milhão e 1,5 milhão de barris por dia da produção. Mas alguns outros membros da Opep criticaram o plano, argumentando que as ofertas mundiais de petróleo são suficientes e que os preços atuais, de US$ 100 a 115 o barril, são apropriados.

O secretário-geral da Opep, Abdalla Salem el-Badri disse que não há escassez de petróleo no mercado. A decisão significa que os membros da Opep manterão sua atual produção inalterada. Um autoridade do Irã afirmou, enquanto a reunião estava sendo realizada, que o país iria propor a realização de uma reunião de emergência nos próximos três meses como forma de reavaliar o mercado.

Mais tarde, o ministro do Petróleo do Irã, Mohammad Aliabadi, confirmou que o país poderá convocar uma reunião emergencial da organização. A próxima reunião da Opep está marcada para dezembro de 2011, em Viena. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo