O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdalla Salem el-Badri, disse que os países membros não querem alterar os atuais níveis de produção definidos para o grupo. “
Há um consenso de que não haverá mudança (nos níveis de produção)”, afirmou. Perguntado se a Opep pretende elevar a produção no ano que vem, o secretário-geral afirmou: “não está em nosso radar nesse momento”.
Os membros da Opep se reúnem amanhã em Luanda, capital de Angola, para decidir a política de produção do grupo, que ficou inalterada em 2009, desde o corte de produção feito no ano passado quando os preços do petróleo despencaram do pico de US$ 147 o barril atingido em julho de 2008.
No final do ano passado, o grupo concordou com uma meta de produção de 24,835 milhões de barris ao dia, após uma série de cortes de produção, totalizando 4,2 milhões de barris, mas o comprometimento com a cota diminuiu nos últimos meses em consequência da alta dos preços e da queda do dólar. As informações são da Dow Jones.