As passagens de ônibus interestaduais e internacionais ficarão 5,2% mais caras a partir de sábado (3). A resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o reajuste será publicada sexta-feira no Diário Oficial da União.
O índice de reajuste das passagens das linhas semiurbanas ainda não foi definido, mas deverá ser anunciado nas próximas semanas, já que a data-base de reajuste é julho. A ANTT, entretanto, informa que o reajuste das passagens semiurbanas será menor que 5,2%.
São consideradas linhas semiurbanas as com extensão igual ou inferior a 75 quilômetros e com características de transporte rodoviário urbano. É o caso, por exemplo, das linhas da região do entorno do Distrito Federal e de algumas outras áreas do país, em divisa de estados, e também em região de fronteira com outros países.
De acordo com a ANTT, todos os anos o reajuste das linhas semiurbanas, interestaduais e internacionais é realizado em julho. O reajuste sofre interferência do aumento do preço do diesel e dos gastos com manutenção da frota.
No ano passado, além de outros fatores, os indicadores da inflação foram maiores, o que teria justificado um reajuste maior para as passagens de ônibus interestaduais e internacionais, de 17,48%.