Foto : Átila Alberti

O Paraná está entre os Estados classificados como livres da doença.

continua após a publicidade

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse nesta sexta-feira (26), em São Paulo, que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu o status de área livre de febre aftosa com vacinação para dez Estados brasileiros e mais o Distrito Federal. São eles: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A decisão foi comunicada ao ministro pela delegação do ministério que está em Paris, sede da organização, segundo a assessoria de imprensa da pasta. O anúncio oficial é aguardado para terça-feira (27) em Paris, durante a 76ª Sessão Geral plenária da OIE.

Segundo Stephanes, o Mato Grosso do Sul ainda não foi reconhecido pela entidade como área livre da doença pois faltaram informações adicionais do ponto de vista técnico. "Essas informações serão entregues à OIE e, dentro de 60 dias, o status como área livre deve ser reconhecido pela entidade internacional também para o Mato Grosso do Sul", disse Stephanes.

Com o reconhecimento da OIE, importantes Estados exportadores de carne, como São Paulo e Paraná, poderão voltar a embarcar carnes para países que pagam mais pelo produto, como o Chile e os da União Européia. O ministro descartou, no entanto, que a mudança no status possa incrementar a receita com exportações no curto prazo, já que existe uma baixa oferta de animais para abate no mercado interno brasileiro.

continua após a publicidade