A operadora de telefonia Oi ficou com as piores notas dos consumidores de telefonia do País, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 13, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

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A pesquisa, que está em sua terceira edição, englobou as principais operadoras brasileiras de banda larga fixa, telefonia fixa, telefonia móvel e TV por assinatura. No total, foram entrevistados 140 mil consumidores em todos os Estados brasileiros.

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As empresas avaliadas foram Algar Telecom, BrisaNet, Cabo Telecom, Claro, Net, Nextel, Nossa TV, Oi, Porto Seguro, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Foram mais de 40 questionamentos apresentados aos usuários, que votaram em serviços com notas que variavam de pior para melhor, em índices de zero a dez. A coleta de dados ocorreu entre 26 de julho e 3 de dezembro de 2017.

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No índice de satisfação geral com os serviços, a Oi obteve a pior nota nas modalidades de serviço celular pós-pago (6,20), pré-pago (6,66) e banda larga fixa (5,67). Na categoria de TV por assinatura, a pior avaliação de satisfação geral ficou com a Net (6,61).

Entre as grandes prestadoras de serviço celular pós-pago, o melhor índice ficou com a Vivo (7,26), mas a melhor avaliação desse tipo de serviço ficou com a operadora Porto Seguro. Nos serviços pré-pago de telefonia celular, o melhor desempenho entre as principais operadoras foi dado para a Vivo (6,88), mas a que se destacou foi a Sercomtel (7,71).

Em relação aos serviços de banda larga fixa, a TIM obteve nota (7,54), só atrás da Cabo Telecom (7,64). Quanto à TV por assinatura, a Claro obteve nota 7,24, atrás apenas da Nossa TV (8,96).

A análise da satisfação geral pelos serviços mostra que, em 2017, houve uma piora na percepção dos serviços prestados no País em relação às pesquisas feitas em 2016 e 2015. Em serviços de TV por assinatura, o índice geral neste ano ficou em 6,93, ante 7,00 verificado em 2016 e 7,14 de 2015. No mesmo intervalo, respectivamente, a percepção da telefonia fixa ficou em 6,92, ante 6,93 e 6,97 dos anos anteriores. A banda larga fixa também caiu para 6,23, ante 6,26 e 6,58.

Houve percepção geral de melhora no índice das telefonias móvel pré e pós-paga. O celular pós-pago ficou com nota de 6,99 em 2017, contra 6,86 do ano anterior e 6,72 de 2015. No mesmo período, o pré-pago ficou com 6,83, ante 6,78 e 6,62 dos anos anteriores.

Por meio de nota, a Oi informou que tem investido continuamente na expansão da rede e na melhoria de qualidade dos serviços, e com isso vem apresentando avanços operacionais. “No ano passado, a Oi reduziu em 23% o volume das reclamações no call center da Anatel, taxa que supera a registrada pelo mercado. No mesmo período, as ações junto aos Juizados Especiais Cíveis (JECs) registraram redução de 46% em relação ao ano anterior”, declarou a empresa. “A companhia continuará intensificando seus esforços e investimentos com vistas à melhoria da qualidade dos serviços que presta aos clientes.”