Ocepar propõe Frente Parlamentar do Trigo

O presidente da Ocepar – Organização das Cooperativas do Estado do Paraná -, João Paulo Koslovski, sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar do Trigo. A proposta foi apresentada ontem, em Brasília, durante audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados solicitada pelo deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) para debater o momento difícil pelo qual passa a triticultura nacional. A proposta de Koslovski é fortalecer a produção interna do cereal. ?Não podemos ficar à mercê dos moinhos, que podem utilizar os estoques públicos do governo e mecanismos para a importação (do trigo)?, disse o representante das cooperativas paranaenses.

Informações levantadas pela Ocepar mostram que o Brasil gasta quase um bilhão de dólares com a importação do cereal. O representante do Paraná, estado que produz cerca de 60% do trigo brasileiro, disse ainda que, sem o apoio do Congresso, os produtores não têm força de negociação. ?Precisamos rediscutir a política de importação de trigo. Sozinho o setor primário não tem força para discutir isso com o Ministério da Agricultura. Precisamos do apoio da Comissão (de Agricultura).?

A idéia de Koslovski é estabelecer cotas de importação para dar vazão ao trigo do País. ?A entrada de trigo de outros países prejudica os nossos produtores?, completou o presidente durante a audiência pública realizada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados em Brasília.

Além do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, também participaram da audiência o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, o presidente da Comissão Técnica de Grãos da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ivo Carlos Arnt Filho; os presidentes das Fecoagro (Federações de Comércio Agrícola de Trigo) do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, respectivamente Rui Polidoro Pinto e Marcos Antônio Zordan, além do presidente da Abitrigo, Francisco Samuel Hosher.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo