Os produtores rurais brasileiros acumulam uma dívida de cerca de R$ 13 bilhões. Na última semana, a comissão de agricultura da Câmara Federal apresentou um Anteprojeto de Lei voltado para a reestruturação desta dívida. Ontem, o assunto foi discutido em Curitiba, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

continua após a publicidade

Há três meses, um grupo de trabalho estuda medidas voltadas à renegociação do endividamento. Segundo o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, algumas questões emergenciais já foram resolvidas.

?Os custos e investimentos que vencem este ano já foram trabalhados. Os produtores poderão parcelar até 80% dos investimentos, prorrogando o pagamento até um ano após o vencimento da última parcela. Já em relação aos custos, pode ser prorrogado o custeio dos anos de 2003, 2004 e 2005, também com vencimento de um ano após a última parcela?, informou.

Agora, a prioridade está sendo a reestruturação das dívidas restantes, que são as grandes responsáveis pelo estoque de R$ 13 bilhões.

continua após a publicidade

?O endividamento vem ocorrendo desde o início da década de noventa e tem como causa principal as frustrações de safra, além de questões relacionadas a mercado e preço verificadas em determinados momentos. O endividamento rural é um assunto complexo e difícil, no qual muitas vezes ainda falta clareza de informações?, afirmou Reinhold Stephanes.