A faixa portuária do Porto de Paranaguá está sendo concretada e preparada para suportar o trânsito de veículos e equipamentos. As obras oferecem maior qualidade e segurança às atividades executadas na área primária. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) já entregou as obras nas vias no entorno do porto. O superintendente da Appa, Eduardo Requião, lembrou que a concretagem possibilitará, também, maior facilidade para a limpeza da área primária, contribuindo para o controle de zoonoses.
Atualmente, 30% das obras, orçadas em R$ 12,3 milhões, estão concluídas. A concretagem substituiu o antigo pavimento de paralelepípedos e as lajotas sextavadas, desgastadas pela ação do tempo, pela falta de manutenção e pelo tráfego intenso de veículos e equipamentos pesados.
?A maior dificuldade encontrada foi no cais, porque estava muito avariado e precisava ser recuperado enquanto aconteciam as operações portuárias?, disse o engenheiro Ricardo Carvalho de Júlio, responsável pela obra. Outra dificuldade, conforme Carvalho, foi com o desgaste provocado pelas mercadorias movimentadas. ?Soja, açúcar e fertilizantes são exemplos de cargas que agridem a pavimentação e, em contato com a água, são corrosivas?, observou.
O canteiro de obras, montado ao longo da faixa portuária, reúne 100 empregados diretos e atende às obras, que se estendem numa área de cerca de 160 mil m, com a utilização de perto de 40 mil m³ de concreto. As melhorias incluem obras e serviços de reabilitação e melhoramento do sistema viário e administrativo internos da área primária.
As atividades compreendem, ainda, os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, recuperação estrutural do cais, sinalizações horizontal e vertical, entre outros. As melhorias previstas estão sendo realizadas em fases distintas, conforme a necessidade das operações portuárias.
Segundo Carvalho Júlio, até o momento, 80% da drenagem foi concluída e atualmente o berço 201 está sendo preparado para a obra de infra-estrutura. Além disso, as benfeitorias no pátio e no berço de atracação 214 estão finalizadas.
Infra-estrutura
Com as obras na área primária e na via de acesso ao silo público, a Appa soma perto de 15 obras de infra-estrutura e logística, custeadas pela própria autarquia. ?Preparamos o Porto de Paranaguá com vistas ao desenvolvimento, à modernidade, à agilidade das operações e à cobrança de tarifas equilibradas às necessidades dos nossos usuários e às praticadas em outros portos concorrentes. A nova estrutura que será implementada busca, junto com os demais projetos elaborados por nossa administração, garantir ao porto sua permanência entre os primeiros do mundo?, afirmou Eduardo Requião.
A licitação das obras na área primária inclui, ainda, a construção de um edifício administrativo com cerca de 550 m2, que abrigará, além dos setores operacionais do porto, também órgãos oficias ligados à atividade portuária, como a Receita Federal.