Obama vai discutir crise global com europeus no dia 28

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai receber os líderes da União Europeia em Washington para uma reunião no dia 28 de novembro, com foco em assuntos econômicos, segundo anunciado na noite de ontem pela Casa Branca. O comunicado do governo norte-americano diz que Obama terá conversas com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e com a chefe de política externa da UE, Catherine Aston.

Entre os assuntos a serem discutidos estão a economia global, esforços para fortalecer os laços econômicos e o crescimento, e medidas conjuntas para apoiar a democracia e a prosperidade no Oriente Médio e norte da África, assim como uma postura comum sobre o Irã.

A cúpula entre EUA e UE foi anunciada poucos dias antes da reunião do G-20 (grupo de países com as 20 maiores economias do mundo), em Cannes na quinta e na sexta-feira. Na ocasião, os líderes europeus vão se encontrar com colegas dos Estados Unidos, China e outros países, que têm pressionado por uma solução da crise na zona do euro.

A última reunião de cúpula entre EUA e UE foi realizada em Lisboa, no dia 20 de novembro de 2010. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna