Obama quer reunião com Boehner e Pelosi no sábado

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse durante um pronunciamento que o deputado republicano John Boehner, que preside a Câmara dos Representantes, abandonou as negociações sobre um projeto de lei para reduzir o déficit orçamentário e aumentar o teto da dívida norte-americana. “Agora ficamos sem tempo”, disse Obama.

Ele acrescentou que ofereceu a Boehner US$ 1 trilhão em cortes de gastos nos setores doméstico e de defesa e US$ 650 bilhões em cortes em programas sociais, de previdência e de saúde – como o Medicare e o Medicaid. “Acreditamos que era possível fazer isso de uma forma que mantivesse a integridade do sistema”, disse o presidente dos EUA. “Em outras palavras, era um acordo extraordinariamente justo.”

Obama pediu que Boehner e a deputada Nancy Pelosi, que lidera a minoria democrata na Câmara dos Representantes, compareçam amanhã à Casa Branca, às 12h (de Brasília), para negociar sobre o aumento no teto da dívida.

Boehner, em carta a seus colegas de partido, disse que desistiu de negociar “não por causa das nossas personalidades (referindo-se a Obama), mas por causa das diferentes visões sobre nosso país”. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna