Obama prevê debate sobre desvalorização cambial

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que ele prevê um debate internacional em torno da desvalorização cambial. “Haverá um debate para se certificar de que os países que possuem superávit não estão artificialmente desvalorizando suas moedas”, disse Obama em Lisboa, onde participa da reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Obama disse que países que possuem superávit tem que encontrar formas de elevar a demanda, enquanto os países deficitários, como os Estados Unidos, precisam encontrar formas de reduzir o consumo mas impulsionar investimentos e exportações. Ele não se referiu a nenhum país específico e nem repetiu críticas feitas recentemente citando a China.

Segundo ele, a crise na Grécia afetou o crescimento dos Estados Unidos. “A visão geral é de que a trajetória do crescimento dos EUA estava se movendo de forma mais rápida antes dos problemas da Grécia”, disse. Obama afirmou que as preocupações em torno da Grécia atingiu o mercado de ações e afetou o clima dos investimentos. Segundo ele, a melhor coisa para o crescimento na Europa é impulsionar o crescimento nos Estados Unidos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo