Obama pedirá mais responsabilidade ao setor financeiro

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai marcar o aniversário de um ano do colapso do Lehman Brothers com um pedido a Wall Street para que “assuma responsabilidade” e ajude a evitar a volta dos fatores que levaram à crise financeira. Obama vai discursar hoje na Federal Hall, em Nova York, às 13h10 (de Brasília), um ano após a queda do Lehman intensificar a crise financeira. Um representante do governo disse que o presidente discutirá os planos da Casa Branca de reduzir o envolvimento do governo no setor bancário e insistirá na reforma regulatória do sistema financeiro e numa maior cooperação global.

“Ele vai refletir sobre a situação da economia há um ano e sobre as ações agressivas tomadas pelo governo para estabilizar o sistema financeiro e promover uma ampla reforma econômica”, disse o representante. “Ele também pedirá que a comunidade financeira assuma responsabilidade, não apenas ajudando a reformar o sistema regulatório, como também evitando o retorno às práticas de Wall Street que nos levaram à crise financeira, e que reconheça sua obrigação de ajudar a produzir uma recuperação ampla em benefício do povo norte-americano.”

Obama vai falar para os membros da comunidade financeira, do Congresso e para seu Conselho de Consultoria para a Recuperação Econômica, entre outros. O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e presidente do Conselho de Consultores Econômicos, Christina Romer, também estarão presentes. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna