Obama nomeia Gary Locke como secretário de Comércio

Depois da desistência de dois nomeados, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou o ex-governador do Estado de Washington, Gary Locke, para o cargo de secretário de Comércio.

“Eu estou certo que não erramos nas duas tentativas que fizemos”, disse o presidente. “Mas eu acredito na manutenção de alguma coisa até que ela esteja certa. E Gary é o homem certo para este trabalho”.

Locke, que é democrata, foi o primeiro chinês-americano a governar um Estado dos EUA. Ele ocupou o cargo duas vezes entre 1997 e 2005.

Obama disse que Locke será uma “voz de confiança” em seu gabinete, crucial para a implementação do pacote de recuperação de sua administração e a promoção da indústria norte-americana ao redor do mundo. “Gary conhece do sonho americano, ele o vive”, disse Obama. “É por isso que ele compartilha meu compromisso com o que quer que seja para mantê-lo vivo em nosso tempo.”

Locke deve ser menos controverso do que os homens que Obama inicialmente escolheu para o posto: o governador do Novo México, o democrata Bill Richardson, e o senador republicano Judd Gregg. Richardson desistiu em meio a uma investigação em seu Estado e Gregg decidiu que não podia trabalhar na administração Obama em razão das diferenças filosóficas.

Locke, em breves observações, prometeu ser um advogado da indústria que luta para pagar seus empregados e retirá-las da recessão. “O sucesso econômico de nossa nação é ligado diretamente ao fato de os Estados Unidos continuarem a liderar em tecnologia e inovação e na exportação de produtos e serviços e ideias para países ao redor do mundo”

Ao nomear Locke, a Casa Branca busca adquirir experiência em questões complexas de comércio. Como governador, Locke liderou dez missões de comércio para a Ásia, México e Europa e incentivou as exportações de Washington para a China. Ele também fez um acordo com o Canadá para proteger as rotas de salmão selvagem e lançou uma iniciativa sobre mudanças climáticas com outros Estados da costa Oeste. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo