Obama diz que “o pior pode ter ficado para trás”

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o pior momento da recessão pode ter passado. “Hoje nós estamos apontando para a direção certa”, afirmou ele no Jardim das Rosas, na Casa Branca. “Estamos perdendo emprego a menos da metade do ritmo em que estávamos quando eu assumi o governo”, disse ele.

O Departamento de Trabalho dos EUA informou hoje que foram eliminadas 247 mil vagas de trabalho no país em julho, menos que os 275 mil cortes esperados por analistas. A taxa de desemprego caiu para 9,4%, contrariando a previsão de aumento para 9,7%.

Obama disse que esses dados, juntamente com a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado na semana passada, sugerem que “o pior pode ter ficado para trás”. Mas ele acrescentou que a economia americana ainda não está fora de risco. “Ainda temos muito o que avançar. Até onde eu saiba, não teremos uma recuperação de verdade enquanto estivermos perdendo empregos”, disse Obama. “Temos uma montanha íngreme para escalar e começamos num vale muito profundo.”

Embora tenha dito que os tempos difíceis não acabaram para a economia, Obama afirmou que é hora de olhar para o que o país vai ser após a recessão econômica, repetindo os pedidos para uma reforma dos sistemas de saúde e educação e por energia limpa. “À medida que colocamos um fim nessa recessão, nós temos de pensar no que virá a seguir”, disse ele. “Não podemos ignorar as políticas falhas do passado, nem podemos ficar parados.” As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna