O número de desempregados na França ficou praticamente estável em maio, aumentando em 100 pessoas na comparação com abril. Mesmo assim, o indicador bateu um novo recorde, com 3.264.500 desempregados no país. Na comparação com maio do ano passado, a alta é de 11,5%, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho.

continua após a publicidade

Uma medida mais ampla do número de desempregados, que inclui também aqueles com serviços de meio período, recuou 3.600 (0,1%) em maio ante abril, para 4.795.600. Já o desemprego entre os jovens – com menos de 25 anos – teve queda mensal de 0,5%.

Segundo comunicado divulgado pelo Ministério do Trabalho, os dados relativamente bons são consistentes com sinais encorajadores da economia real, como a demanda por funcionários temporários e a inesperada recuperação na produção industrial em abril.

Mesmo assim, a pasta reconhece que os números não assinalam uma mudança na tendência. “Esse resultado, que não é ainda a virada que nós esperávamos, é um encorajamento para perseguir esforços que levem a uma inversão duradoura da curva de desemprego”. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade