Brasília – O número total de celulares em uso em todo o País chegou a 101,2 milhões em fevereiro. Segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no mês passado foram vendidos 469,5 mil celulares, o que representa um crescimento de menos de 0,5% em relação a janeiro. Desde 2003 o mês de fevereiro não registrava um crescimento tão baixo em número de celulares. Mas a ?teledensidade?, que mede o número de celulares por habitante, continua crescendo, passando de 53,61% em janeiro para 53,79% em fevereiro, o que quer dizer que a cada duas pessoas, uma tem celular, no Brasil.
O Distrito Federal continua liderando o ranking nacional de maior número de celulares por habitante, com mais de um telefone (1,11) por pessoa. O Rio Grande do Sul aparece em segundo lugar com uma ?teledensidade? de 69,41%, seguido do Rio de Janeiro (67,54%) e do Mato Grosso do Sul (64,52%).
Segundo a Anatel, no primeiro bimestre deste ano, 1.268.088 novos assinantes entraram no mercado, número 31,64% inferior ao crescimento verificado no mesmo período no ano passado, quando foram habilitados 1.854.982 novos celulares. Nos últimos 12 meses, de março de 2006 a fevereiro de 2007, o País ganhou 13,1 milhões de novos assinantes. O ritmo de crescimento, no entanto, já vem diminuindo desde o ano passado, na medida em que o mercado vai sendo preenchido.
De acordo com técnicos do setor, o maior desafio das empresas é ampliar o atendimento às camadas de renda mais baixa e o interior do País, onde o nível de cobertura é bem menor do que nas cidades maiores. A Vivo continua perdendo mercado na telefonia celular. A participação da operadora no mercado caiu de 28,85% em janeiro para 28,56% em fevereiro, o que representa uma redução de cerca de 158 mil clientes. A empresa, no entanto, continua na liderança do mercado, com 28,9 milhões celulares.
A TIM, que aparece em segundo lugar, foi a que mais cresceu em números absolutos, acrescentando em fevereiro cerca de 221 mil novos clientes, chegando a 25,9 milhões de assinantes, o que representa 25,61% do mercado brasileiro. A Claro vem em terceiro lugar com 24,3 milhões de celulares (24,06% do mercado), tendo adquirido 214 mil novos assinantes.
A Oi, que ocupa a quarta colocação, aparece com 13,13% do mercado e cerca de 13,3 milhões de clientes. Em fevereiro, a empresa adquiriu 102 mil novos assinantes. Em quinto lugar vem o grupo Telemig Celular/Amazônia Celular, com 4,69%, seguido da Brasil Telecom GSM com 3,51%, da CTBC Telecom Celular com 0,36% e da Sercomtel Celular com 0,8%.
