Foto: Rodrigo Leal/Appa |
Pátio de triagem esteve sempre cheio de caminhões. continua após a publicidade |
O número de caminhões que passaram pelo pátio de triagem do Porto de Paranaguá no ano passado chegou a 245.989. No comparativo com 2005, houve um crescimento de 26,16%, sem que para isso houvesse registro de filas. A logística integrada adotada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) tem permitido que o fluxo de caminhões que chegam ao porto seja regulado de acordo com a programação dos navios, garantindo a eficiência do sistema.
Entram no pátio apenas os caminhões carregados com grãos (soja, milho e farelo), que são analisados pela Empresa Paranaense de Classificação (Claspar) para que sejam verificados os níveis internacionais de qualidade exigidos e adotados pelo porto, além da presença de organismos geneticamente modificados. Caminhões com contêineres, cargas congeladas e granéis líquidos, por exemplo, seguem direto para os armazéns.
No pátio é realizada ainda a verificação documental do veículo e do seu condutor. É feito também um cadastro completo no guichê principal: registro de dados do caminhão, número da nota fiscal da carga, nome do motorista e o número da sua carteira de habilitação.
As informações são processadas por um sistema de código de barras, garantindo a segurança do processo e o acompanhamento de todo o itinerário do veículo e da carga, desde a entrada no pátio até o descarregamento nos armazéns.
Todo esse processo logístico faz parte do Carga on-line, sistema que foi aprimorado nos últimos quatro anos e que visa diminuir o tempo de permanência do caminhão dentro do pátio de triagem, além de melhorar o escoamento da safra, evitando filas na BR 277.
Graças a esse sistema, não há registro de filas em Paranaguá desde 2004. As adequações logísticas implementadas pela Appa foram premiadas no final do ano passado pela Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), que concedeu o prêmio especial de logística pelo projeto ?Paranaguá: a fila andou A utilização da logística portuária como instrumento de transformação?.
Números
Em 2006, o Porto de Paranaguá movimentou 12,42 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e farelo). Esse número é 9,48% superior ao registrado em 2005 e a expectativa é de que, em 2007, a Appa supere esse índice. Um estudo realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura prevê um crescimento de 18,3% do potencial produtivo das lavouras de grãos no Estado.
Para atender a esta demanda, a Appa está fazendo novas adequações no Carga on-line. A partir da próxima safra, a classificação da carga poderá ser feita em qualquer região do Estado, com a criação dos pátios virtuais de triagem. Utilizando o sistema Carga on-line, a Claspar vai poder atestar a qualidade da carga enviada ao porto dispondo apenas de uma estrutura simples, com acesso à internet. (AEN)