Núcleo vai analisar proteção intelectual

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançará nesta segunda-feira (6), em Curitiba, o projeto do Núcleo de Orientação de Produção Intelectual, cujo objetivo é disseminar a cultura de proteção à propriedade intelectual e a necessidade de proteger as inovações e invenções. O lançamento será feito pelo presidente da instituição, Rodrigo da Rocha Loures, durante o 3.º Seminário Propriedade Intelectual como fator de inteligência competitiva, que se estenderá até quarta-feira (8), no Auditório Caio do Amaral Gruber do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná (Cietep).

O núcleo está em fase de estruturação interna e a expectativa é que entre em atividade a partir do segundo semestre deste ano com a promoção de cursos, capacitações, palestras e eventos afins sobre o tema, bem como a adoção de medidas cabíveis para que se impeça a violação dos direitos de propriedade industrial, dos produtos e processos inovadores.

O projeto do Núcleo de Orientação de Produção Intelectual estabelece atendimentos às demandas internas e externas. No primeiro caso, são previstas criações ou invenções decorrentes do uso de recursos e equipamentos do Sistema Fiep, como trabalhos finais de alunos e de cursos técnicos e tecnológicos ofertados pelo Senai. A demanda externa abrange empresas que buscam orientação ou apoio no que se refere ao processo de proteção de idéias/produtos, visando conhecer como funcionam as patentes.

O projeto está vinculado ao Criem – Criatividade, Inovação e Empreendedorismo, programa implantado no Sistema Fiep no ano passado com a finalidade de oferecer elementos de gestão para viabilizar uma dinâmica inovadora e empreendedora no setor industrial paranaense.

O seminário

A abertura do 3.º Seminário Propriedade Intelectual como fator de inteligência competitiva será às 9 horas desta segunda-feira, com a participação do presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Roberto Jaguaribe. Nos três dias, o evento se estenderá até 18 horas, tratando do tema principal desta edição, que é a transferência de tecnologia. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo