economia

Nowotny, do BCE, diz que problemas na Itália são de bancos específicos

Ewald Nowotny, integrante do conselho diretor do Banco Central Europeu (BCE), disse hoje que bancos específicos da Itália têm problemas, mas não o setor bancário do país como um todo, e que esses problemas são gerenciáveis.

Nowotny, que falou durante coletiva de imprensa em Viena, fez o comentário após a rejeição de uma proposta constitucional do governo italiano em referendo realizado ontem.

Para alguns analistas, a vitória do “não” no referendo pode dificultar os esforços de alguns bancos italianos de levantarem capital.

“É preciso ver as coisas com a dimensão correta. Esses são problemas de bancos específicos. Não é um problema de todo o sistema bancário”, disse Nowotny, que também é presidente do Banco Central da Áustria. “E, no meu ponto de vista, esses são problemas que podem ser resolvidos.”

Nowotny avaliou também que não vê a possibilidade de a Itália eventualmente deixar a zona do euro. Diante da derrota no referendo, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, anunciou que renunciará ao cargo, fortalecendo a posição de populistas contrários à permanência do país na zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo