O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), com sede em Curitiba, vai ampliar ainda mais seus projetos de desenvolvimento, com a proposta de uma parceria com a empresa italiana Ansaldo Ricerche, uma grande estatal na área de energia. O plano foi apresentado ontem pelo diretor-presidente do Instituto, Alceni Guerra, ao governador Roberto Requião, que autorizou o início imediato dos contatos com a empresa européia.

A parceria prevê o desenvolvimento de diversos projetos na área de energias alternativas, especialmente em células de combustível, que é uma tecnologia de energia gerada a partir do hidrogênio, além da implantação de pequenas turbinas elétricas movidas a gás a partir de resíduos sólidos. Segundo Alceni Guerra, das quatro unidades de célula combustível existentes no Brasil, três são desenvolvidas pelo Lactec. “Os cientistas calculam que o petróleo possa ser totalmente substituído por esse tipo de energia no ano de 2020”, explica o diretor do Instituto.

Economia

Em relação às turbinas elétricas, Guerra afirma que elas trariam grande economia, além de uma solução para o problema ambiental, já que são movidas a partir de energia gerada pelos excrementos de porco. “Cada propriedade rural da região Oeste do Paraná que cria suínos teria capacidade para armazenar gás suficiente para produzir sua própria energia elétrica e ainda vender o excedente, além de resolver o grave problema de contaminação dos lençóis freáticos”, diz ele.

Essa tecnologia, que já é desenvolvida pelo Instituto, poderia ter um grande impulso com a parceria com a Ansaldo, segundo Guerra. Outro projeto previsto é o de motores de automóveis mistos, a diesel e elétrico, para uso em cidades de grande porte com problemas de poluição ambiental.

O Lactec – que funciona em associação com a Copel, UFPR, Fiep, Associação Comercial do Paraná, Instituto de Engenharia do Paraná e Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – possui mais de 100 projetos em desenvolvimento nas áreas de energia elétrica, mecânica, eletrônica, química, meio ambiente e emissão de gases.

“Somos o mais importante instituto de pesquisas em desenvolvimento do Sul do Brasil e uma parceria com a Ansaldo Ricerche pode resultar em financiamentos junto à comunidade européia para captar recursos para investimentos, inclusive com a possibilidade de custo zero em projetos que apresentem soluções para a questão do meio ambiente”, diz Alceni Guerra.

continua após a publicidade

continua após a publicidade