O novo ministro das Finanças do Japão, Naoto Kan, colocou em foco sua reputação como defensor de um iene fraco, dizendo que quer ver a moeda japonesa se enfraquecer um pouco mais e que vai cooperar com o Banco do Japão (BOJ, banco central) para levar a taxa de câmbio a níveis “apropriados”.
As declarações de Kan em sua primeira entrevista coletiva como ministro levaram o dólar a disparar em relação ao iene no pregão asiático, ante a especulação de que o novo ministro pode ordenar a intervenção no mercado de câmbio se a moeda japonesa subir muito e ameaçar prejudicar as exportações.
Ele também tomou uma atitude incomum para um ministro das Finanças ao apontar uma cotação específica que seria desejável. “Há muitas vozes no mundo dos negócios dizendo que o dólar em torno 95 ienes é apropriado em termos de comércio”, afirmou.
“Dessa perspectiva, eu vou primeiramente examinar os vários impactos que os movimentos da taxa de câmbio pode ter sobre a economia japonesa e, em cooperação com o Banco do Japão, farei esforços para lidar com os casos individuais a fim de trazer a taxa para níveis apropriados”, declarou o ministro. As informações são da Dow Jones.