Novas tecnologias para milho e feijão

Cerca de 1,4 mil pequenos produtores de 32 municípios do Paraná se reúnem entre os dias 3 e 6 de dezembro na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa, durante a Semana do Campo. O objetivo é conhecer os resultados do Projeto Grãos -projeto centro-sul de feijão e milho -, do qual eles participaram durante o ano, além de rever as tecnologias agrícolas e avaliar a colheita. O projeto é resultado de uma parceria da Emater – Empresa Paranaense da Agricultura e do Abastecimento – e a indústria de insumos Syngenta, com apoio do Iapar.

O diretor-presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmannn, explica que a idéia é aumentar a renda do pequeno produtor. “A gente quer que eles (agricultores) percebam a importância da tecnologia no milho e no feijão para aplicarem em outras culturas”, comentou. Durante o ano, cerca de 1,9 mil pequenos produtores estiveram envolvidos com o projeto e se comprometeram a seguir à risca as normas dos técnicos da Emater. Eles atuarão como multiplicadores da tecnologia.

Rubens explica que as técnica são simples e não representam gastos ao agricultor. Um exemplo é o incentivo ao plantio direto, que já existe há mais de 20 anos no Paraná e é aplicado em 80% da produção de milho, soja, trigo. A adubação correta – com a análise do solo -, tratamento das sementes, controle de erva daninha, pragas e doenças. “Como queremos uma produção tecnicamente correta, fazemos o controle de tudo, desde o momento certo para fazer o controle da erva daninha, aprender a reconhecer pragas e a utilizar produtos químicos na medida certa”, aponta Rubens. Essas mudanças, segundo o diretor da Emater, trazem resultados positivos. Um exemplo é a lavoura de feijão, cuja produção média subiu de 1087 quilos por hectare em 1999 para 1707 em 2001. Já a produtividade média da lavouras de milho do projeto se elevou de 3.324 para 5.451 quilos por hectare no mesmo período. Os resultados são superiores aos alcançados no Estado. Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), as médias de produtividade alcançadas na safra 2000/2001 são de 867 quilos por hectare em lavouras de feijão e de 3.635 por hectare nas de milho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo