O secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, disse nesta quarta-feira (16) que a nova política industrial deve ser lançada em maio. Até a semana passada, a expectativa do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC) era de que a nova política industrial fosse lançada ainda este mês. "A política industrial já está pronta. Agora está simplesmente em finalização", afirmou.
Na semana passada, o ministro do MDIC, Miguel Jorge, informou que para terminar a política industrial faltava definir o montante e as formas de redução de impostos para estimular investimentos e que o tema seria assunto de reuniões entre seu Ministério e o da Fazenda.
"Grande parte da desoneração tributária já está definida", informou Barral. "Há um acerto ou outro em relação à redação das normas", disse. O secretário afirmou que é objetivo da política industrial dar maior competitividade às empresas brasileiras. Isso seria importante inclusive para acelerar o ritmo de expansão das exportações. "O problema das exportações brasileiras é de competitividade", disse.
Exportações
Barral entende que o Brasil pode ampliar a velocidade de crescimento das exportações, que foi de 15,6% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento corresponde ao "dobro da média (de alta) das exportações mundiais" no período.
No entanto, as importações estão crescendo muito mais, com alta de 44,1% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2007. As exportações continuam superiores às importações, mas a diferença na velocidade de crescimento das duas explica "a impressionante queda do superávit comercial" de 67% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2007.