Nova ajuda à Grécia não prevê reestruturação, diz FMI

O diretor-gerente interino do Fundo Monetário Internacional (FMI), John Lipsky, disse hoje que o novo programa de ajuda para a Grécia não envolve a reestruturação da dívida do país. “Nesse momento, o programa que apoiamos não contempla uma reestruturação de dívida”, disse Lipsky, em entrevista. Ele afirmou ainda que o montante exato da ajuda externa necessária ainda precisa ser decidido.

Alguns governos da União Europeia querem que a Grécia pegue emprestado um montante reduzido de recursos do bloco e do FMI e que o restante necessário venha de uma troca de dívida com os investidores privados, por um prazo de vencimento mais longo. Outros desejam que os bancos do bloco sejam persuadidos a rolar voluntariamente os vencimentos da dívida da Grécia.

Lipsky disse que o programa de austeridade da Irlanda aparentemente está em bom andamento. Em novembro do ano passado, a Irlanda se tornou o segundo país da zona do euro a recorrer à ajuda financeira da União Europeia e do FMI.

Telecomunicações

A Deutsche Telekom informou hoje que a Grécia venderá mais 10% das ações que possui da Hellenic Telecom (OTE) para a companhia alemã por cerca de 400 milhões de euros. Após a transação, a Deutsche Telekom deterá 40% mais uma ação dos direitos de votos da OTE, enquanto o governo grego possuirá somente 10% mais um voto. A empresa afirmou que o governo grego informou que irá exercer sua opção para vender a participação, de cerca de 49 milhões de ações. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna