A empresa de recursos humanos, Global Network Consultoria Ltda, em razão das notícias veiculadas pela imprensa sobre a ação judicial protocolada pelo Ministério Público Estadual, esclarece que:
“A empresa não foi citada ou intimada da referida Ação Judicial distribuída pelo Ministério Público do Paraná.
Porém, destaque-se que em outras oportunidades a empresa foi convocada a esclarecer dúvidas levantadas em processos administrativos pelo Ministério Público devido a eventuais denúncias de “clientes”. Em todas as ocasiões, a Global Network atendeu os chamados do MP/PR e prestou os pertinentes esclarecimentos. Portanto, assim que a empresa tomar ciência da Ação Judicial proposta pelo Ministério Público, tomará todas as medidas judiciais cabíveis para esclarecer os fatos.
A Global Network explica que seu trabalho sempre consistiu na prestação de serviços relacionadas ao gerenciamento de carreira de profissionais de diversas áreas, atuando com ética, transparência e responsabilidade. Importa ressaltar que a empresa não promete a colocação do profissional no mercado de trabalho, mas auxilia na busca de uma nova oportunidade, utilizando o networking de empresas parceiras.
Durante o processo de contratação são feitas avaliações pessoais e profissionais através de testes de personalidade, orientação profissional, entrevista por competência e reestruturação curricular. Estes procedimentos fazem com que o perfil Oportunidade / Profissional seja o mais assertivo possível.
A Global Network esclarece também que jamais praticou ou cobrou de seus clientes valores abusivos. A empresa é uma prestadora de serviços, tem custos operacionais e cobra pelos serviços efetuados. Todo e qualquer custo é definido e especificado em contrato.
A empresa repudia qualquer ato de criação de falsas expectativas, já que seu trabalho é mostrar as formas e ferramentas que tem para buscar uma melhor colocação para o profissional contratado no mercado de trabalho, sem haver qualquer garantia de que o mesmo será contratado por determinada empresa. No caso de divulgação das vagas, a Global Network deixa claro que atua apenas como intermediadora e não convém revelar as vagas ofertadas, por questão ética, para preservar as empresas parceiras e sua metodologia de trabalho.
Sobre profissionais de outras localidades, a Global Network esclarece que qualquer pessoa do Brasil ou de outros países pode contratar seus serviços. Por este motivo, diversos profissionais de outras localidades já compareceram na empresa e contrataram o serviço. A empresa ressalta que todos os profissionais que são convidados a conhecer seu trabalho e suas instalações recebem uma carta de apresentação, a qual traz explicações sobre o serviço, as metodologias empregadas e os custos, que sempre são por parte do profissional.
A empresa reafirma seu compromisso com a lisura e legalidade de todos os seus atos durante a prestação de serviços para a sociedade, sem jamais ludibriar ou visar obter vantagens ilegais, sejam elas financeiras ou não, em detrimento dos profissionais que contratam a Global Network para o gerenciamento de suas carreiras. Além disso, a empresa segue os princípios e valores da moralidade, integridade, competência, respeito, inovação, qualidade e excelência.”