O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta no Twitter para defender a imposição de tarifas comerciais. Ele afirmou que a ausência de taxas não configura comércio justo e sim “comércio estúpido”.

continua após a publicidade

“Os Estados Unidos devem, até que enfim, ser tratados de forma justa no comércio. Se nós cobramos de um país tarifa zero para ele vender seus produtos e eles nos cobram 25, 50 ou mesmo 100 por cento para vender os nossos, isso é injusto e não pode ser tolerado”, afirmou Trump no microblog.

continua após a publicidade

Como ferramenta de política comercial, tarifas estavam se tornando coisa da história, uma relíquia dos séculos 19 e 20 que muitos especialistas consideravam mutualmente prejudicial às nações envolvidas. Trump, no entanto, resgatou essa política como forma de expressão de sua visão nacionalista.

continua após a publicidade

Na última semana, Trump irritou aliados como Canadá, México e União Europeia ao introduzir tarifas sobre embarques de aço e alumínio desses países aos Estados Unidos. A maioria dos outros países tem lidado com a imposição de taxas desde março.

Trump também ameaçou a imposição de tarifas de até US$ 150 bilhões a produtos chineses como forma de punir Pequim por pressionar companhias norte-americanas a entregar tecnologias em troca de acesso ao mercado chinês. A China declarou que pode retaliar com a imposição de tarifas a produtos norte-americanos.

Rússia

Ainda neste sábado, Trump usou o Twitter para voltar a negar que tenha entrado em “conluio” com a Rússia. Ele diz que há uma “caça às bruxas”. “Quando essa caríssima caça às bruxas vai acabar? É tão ruim para o país”, criticou Trump, que ainda disse que seus adversários do Partido Democrata é que deviam ser investigados. (Dayanne Sousa – dayanne.sousa@estadao.com, com informações d a Associated Press)