O aumento da produção do pescado é considerado o principal caminho para se diminuir o preço do produto e, consequentemente, aumentar o consumo de peixes no País. No Paraná, ao contrário do que muita gente imagina, a grande parte da produção de pescados paranaenses não está no litoral do Estado.

continua após a publicidade

A concentração está nos tanques e frigoríficos das regiões oeste e norte do Paraná, em municípios como Toledo, Cornélio Procópio e Alvorada do Sul, que respondem por mais da metade do total da produção.

Dados mais recentes, de 2009, apontam para uma produção de 40 mil toneladas de pescado no Paraná, dos quais apenas 8 mil ocorreram no litoral. Dois anos antes, esse número total era de 22 mil toneladas. “A pesca extrativa tem controle ambiental para manutenção das espécies e não é onde a produção local deve aumentar. A perspectiva para o Paraná é de manter o pescador rural e aumentar o pescado em cativeiro”, diz o superintendente federal da Pesca e da Aquicultura do Paraná, José Wigineski.

Já consolidada na região oeste, a produção continua crescendo em cidades da região norte, ambas tendo a tilápia como carro-chefe, correspondendo a mais da metade da produção de pescados no Paraná. “Aproximadamente 85% da produção total fica no próprio Paraná. Há mais demanda, o que significa que produzir peixe hoje é viável economicamente”, avalia Wigineski.

continua após a publicidade

O problema é que a produção do pescado também ainda é cara no Brasil. Do total utilizado para se produzir peixe, 65% do custo é gasto com ração. “Há um grande controle da entrada desses produtos no Brasil. Por outro lado, quando uma quantidade maior entra no País, é uma forma de o produtor nacional perceber a competitividade”, analisa Wigineski.

De acordo com ele, somente nos últimos anos essa produção teve um acréscimo mais acentuado no País porque faltava uma regulamentação legal para a atividade. “Agora, o Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores produtores mundiais de pescado, pelas condições geográficas inclusive”, estima. O Brasil ocupa, atualmente, a 10ª produção entre os países produtores de pescado.

continua após a publicidade

Leia Mais

Apesar de aumento nos últimos anos, consumo de peixes ainda é pequeno

Dicas para a compra de peixes na Semana Santa