Nível de atividade da indústria sobe 2% em junho

O Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista teve alta de 2% em junho, na comparação com maio, já considerando o ajuste sazonal, segundo levantamento divulgado hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Nos dados sem ajuste, houve aumento de 0,4%. Na comparação com junho do ano passado, o indicador apresentou perda de 12,8%. Nos últimos 12 meses encerrados em junho, a produção industrial paulista teve variação negativa de 6,8%. No primeiro semestre de 2009, o INA apresenta queda de 14,1% em relação aos primeiros seis meses de 2008.

A Fiesp também revisou o INA de maio com ajuste sazonal, de uma alta de 0,9% para uma alta de 0,7% em relação a abril. Sem o ajuste sazonal, o INA de maio foi revisado para 7,7%, ante os 6,9% divulgados anteriormente.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), indicador que mede o uso de máquinas e equipamentos das indústrias, ficou em 80,6% em junho, ante 80,9% em maio. Em junho do ano passado, o índice marcava 80,1%, sem o ajuste sazonal. Na leitura com ajuste sazonal, o Nuci de junho foi a 80%, ante os 79,9% de maio. Em junho do ano passado, o Nuci foi de 83,4%.

A Fiesp também divulgou hoje o Sensor Fiesp, indicador de perspectivas futuras da indústria paulista. Na segunda quinzena de julho, o índice atingiu 53,9 pontos, ante 52,9 pontos na primeira quinzena do mês. O índice varia entre 0 e 100 pontos, sendo que acima de 50 indica otimismo e, abaixo disso, aponta pessimismo.