O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, teve um dos maiores índices de atrasos de voos em todo o País, ontem. O aeroporto ficou fechado para pousos entre 3h e 9h, por causa do nevoeiro, típico do início da manhã. Isto atrapalhou as conexões e também a programação dos voos que utilizariam aeronaves provenientes de outros locais.
Dos 67 voos programados até as 18h de ontem, 17 apresentaram voos com atrasos acima de meia hora (conforme parâmetro da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac). Isto representa 25,4% do total de voos. No mesmo período, houve seis cancelamentos. A situação foi mais crítica até o início da tarde, quando as companhias tinham que lidar com os efeitos do fechamento do aeroporto. Da 0h às 13h, o índice era de 45% de atrasos e cancelamento dos 42 voos programados para este período.
Brasil
Em todos os aeroportos brasileiros, até as 18h, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) registrou atrasos superiores a 30 minutos em 145 voos, o que representa 10,1% do total de 1.439 dos voos programados para ontem. As companhias aéreas cancelaram 95 voos até o final da tarde.