Para promover a integração entre grandes empresas compradoras e micro e pequenas empresas (MPE) vendedoras do setor metalmecânico, será realizada, em Erechim, no Rio Grande do Sul, a Rodada de Negócios Reversa. O evento, inédito, contará com a presença de oito empresas compradoras e 40 vendedoras, nesta quarta-feira (16), a partir das 13 horas, no Parque de Exposições da Frinape, em Erechim – município distante 367 quilômetros de Porto Alegre.

continua após a publicidade

A ação é promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, por meio do projeto Pólo Metalmecânico de Erechim, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai e Rede Metalmecânica do Alto Uruguai.

O objetivo da ação é formar um grupo regional de fornecedores para as empresas âncoras locais, evitando que busquem produtos e serviços fora da região e, por ser inédita em Erechim, os organizadores preferem não anunciar perspectivas de volume de negócios, mas confirmam o agendamento de 182 reuniões durante o evento.

De acordo com a gestora do projeto Pólo Metalmecânico de Erechim Maria Martins da Silva ?o desenvolvimento das empresas do setor metalmecânico tem reflexos diretos na economia do município em diversos setores, principalmente na geração de novos empregos?, destaca.

continua após a publicidade

Segundo Maria Martins, embora estejam no mesmo ambiente, muitas vezes as grandes e as pequenas empresas não conhecem seus potenciais e acabam não estabelecendo negócios. Para isso, a Rodada Reversa terá início com a apresentação do projeto do Pólo Metalmecânico de Erechim. Em seguida, as empresas âncoras (compradoras) irão expor suas políticas de suprimentos para os pequenos empreendimentos do setor.

Depois disso, iniciam as rodadas de negócios nas quais, ao invés de os vendedores exporem seus produtos, as empresas compradoras é que apresentam suas demandas. Na atividade, cada comprador estabelece encontros de negócios de até 20 minutos. Estão confirmados como compradores a Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora), Comil Carrocerias e Ônibus (Ltda), Cavaletti Cadeiras Profissionais, Cooperativa Triticola Erechim (Cotrel), Fitarelli Máquinas Agrícolas, Menno Equipamentos para Escritório, Intecnial e Triel HT.

continua após a publicidade

Para o presidente da Rede Metalmecânica do Alto Uruguai e da empresa metalúrgica de injetados plásticos, Biccaplast, de Erechim, Paulo Bicca, o maior benefício da Rodada Reversa ?é enxergar aquilo que o cliente tem interesse de comprar e estabelecer contatos que rendam parcerias no futuro?.

A rodada auxilia a grande empresa a contatar diretamente com fornecedoras, e a analisar de forma detalhada os produtos, dando uma dinâmica diferenciada para as negociações. ?Ter esse contato permite que possamos avaliar a real condição de atender as demandas dos clientes e também desenvolver parcerias para projetos futuros?, detalha Bicca.

Integram o Pólo Metalmecânico de Erechim, criado em 2004, 130 empresas do setor metalmecânico, participantes da Rede Metal Mecânica Alto Uruguai e fornecedoras de empresas âncoras de Erechim. O objetivo do grupo é melhorar o resultado operacional das MPE, com ênfase na capacitação de fornecedores.

A meta principal do projeto é aumentar o resultado operacional das empresas – 10% em 2008 e 10% em 2009. Os empreendimentos do pólo atingiram, até o momento, importantes conquistas como, por exemplo, a certificação ISO 9001, por parte de cinco empresas; e 20 criaram a Rede Metal Mecânica Alto Uruguai.