O navio de bandeira alemã Aida Cara, cruzeiro da Companhia Aida Cruises, com capacidade para cerca de 1,3 mil passageiros, volta a atracar neste sábado (17) no Porto de Paranaguá.

continua após a publicidade

A operação para preparar o receptivo dos passageiros envolve, mais uma vez, tanto o poder público quanto a iniciativa privada. Empresas que integram o Núcleo de Turismo Receptivo, em parceria com Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), com o apoio do Sebrae/PR, estão envolvidas na logística do receptivo para, além de receber os visitantes, também comercializar roteiros de curta duração.

Entre as opções de roteiros oferecidos estão: visita à Ilha do Mel, passeio de barco pela Baía de Paranaguá, as cidades do Litoral, visitar Guaratuba e fazer caminhada no centro histórico de Paranaguá. Os primeiros passeios devem começar às 9h.

Para o comércio local, o Sebrae/PR ainda organizou, em parceria com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (Fumtur) e com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), uma oficina para preparar empresários do pequeno varejo a potencializar as vendas, aproveitando o aumento do fluxo de pessoas em Paranaguá e municípios da região.

continua após a publicidade

Segundo o secretário de Estado do Turismo Faisal Saleh, o Paraná possui potencial para se tornar um polo receptivo e emissor de cruzeiristas, pois, de acordo com estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é considerado o terceiro estado emissor de passageiros para cruzeiros marítimos, superado apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. “A inserção do litoral paranaense na escala de parada dos navios nos cruzeiros marítimos que circulam pela costa brasileira, vai promover uma nova dinâmica ao desenvolvimento do turismo náutico no Paraná”, diz Faisal.

A consultora do Sebrae/PR e gestora do projeto Turismo no Litoral do Paraná – Emoções o Ano Inteiro, Patrícia Albanez, salienta que a vinda do cruzeiro Aida Cara, em novembro, teve um saldo positivo e gerou lucro para os empresários da região litorânea. “Ao todo, 225 pacotes foram vendidos pelas agências de receptivo, tanto o receptivo oficial, aquele que comercializa pacotes e roteiros dentro do navio, como na operação em terra, realizada pelo Núcleo de Turismo Receptivo, empresas que são atendidas pelo Sebrae/PR”, conta.

continua após a publicidade

“O impacto econômico e a visibilidade dados à região motivam ainda mais os empresários a se prepararem para a chegada do próximo cruzeiro, no sábado. Essa motivação envolve todo o trade turístico da região, como restaurantes, barqueiros, operadoras e artesãos”, reforça Aldo Cesar Carvalho, coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR.

Segundo Patrícia Albanez, os turistas que desembarcaram do navio Aida Cara elogiaram os passeios e se encantaram com as belezas, especialmente as paisagens e as aves da região. “A gastronomia local também foi muito apreciada, com destaque para bebidas como a cachaça e caipirinha. O destino mais vendido pela operação em terra foi para a Ilha do Mel, num total de 65 pacotes, além das vendas feitas pela pelo receptivo oficial”, conta a consultora do Sebrae/PR.

Para Patrícia, Paranaguá passa a ser uma opção na rota de cruzeiros marítimos. “Há uma saturação dos portos para os navios de cruzeiros, tanto na costa brasileira quanto na costa da América do Sul. As companhias estão procurando alternativas e Paranaguá entra como um novo produto, que, por enquanto, está em fase de teste. Outro fator é a contínua procura pelo Brasil como destino turístico, já que o País será sede de grandes eventos esportivos e ocupa uma posição de destaque no BRICS (sigla que corresponde ao agrupamento de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”, observa.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, o projeto para a criação de um terminal de passageiros no Porto de Paranaguá, que vem sendo discutido, é uma oportunidade para fomentar a vinda de outros cruzeiros ao Paraná.