Na tentativa de transmitir uma mensagem de tranqüilidade com relação ao aumento dos preços no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que "não há motivo para se perder nem meia hora de sono" com a inflação. "O que nós precisamos é estar atentos para que a inflação não fuja do controle." Lula disse que entre os países do grupo Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil é o que tem a inflação mais controlada. "No Brasil temos uma situação tranqüila", disse o presidente. Para ele, há no País especulação com as expectativas de inflação. "Aparece um ou outro que quer ganhar dinheiro especulando e inflacionando as expectativas inflacionárias", afirmou.
Lula também criticou a especulação no mercado futuro de petróleo no exterior. Essa especulação, segundo ele, é tão grande quanto o tamanho do consumo real de petróleo da China. "Tem uma China real e uma China irreal, que é essa especulação", disse. O presidente sugeriu que essa especulação pode estar sendo feita por fundos de pensão norte-americanos, que "quebraram a cara na crise do subprime (crédito de alto risco)".
O presidente Lula disse que pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e à sua equipe para que aprofundassem uma avaliação técnica sobre esse tema e sobre a alta dos preços dos alimentos. Ele também voltou a atacar os críticos do biodiesel. "O Brasil não aceita que os dedos sujos de óleo e de carvão apontem para o biocombustível do Brasil". Lula fez o discurso durante o lançamento do plano de safra da Agricultura Familiar.