“Não existe crise do gás”, diz presidente da Empresa de Pesquisa Energética

Brasília – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, descartou que o forte aumento no consumo de energia elétrica, divulgado nesta sexta-feira (23), gere crise de fornecimento de gás, utilizado pelas termelétricas e por grande parte dos consumidores finais, sejam indústrias, residências ou proprietários de veículos à gás.

?Não existe crise do gás. Hoje todos estão sendo abastecidos. Eventualmente, num momento que as térmicas são acionadas enquanto não entrarem os projetos novos da Petrobras, pode ter um problema pontual em algum momento, mas isso está longe de acontecer?, disse.

Segundo ele, está havendo um investimento muito grande de aumento de oferta de gás por parte da Petrobras, que deverá pular de 16 milhões de metros cúbicos por dia para 40 milhões de metros cúbicos, além de 20 milhões de metros cúbicos por dia vindos de navios metaneiros, que transportam gás natural liquefeito (GNL) do exterior.

Segundo a EPE, o aumento médio no consumo de energia elétrica nos últimos 12 meses é o maior da década e o incremento em outubro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, foi de 5%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo