Não devemos mais falar em saída da Grécia da zona do euro, diz ministro alemão

O vice-chanceler da Alemanha, Sigmar Gabriel, pediu ao país para acabar com qualquer debate sobre uma saída da Grécia da zona do euro, indo contra o ministro de Finanças da Alemanha que tem falado publicamente sobre tal cenário.

“Qualquer debate sobre um Grexit deve ser uma coisa do passado”, disse Gabriel, que também é ministro da Economia. “Não devemos mais chorar e lamentar sobre o passado, nem culpar ou acusar, e nem ficar jogando com uma possível saída da Grécia da zona do euro”, acrescentou.

Gabriel fez os comentários no Parlamento, antes da votação nesta sexta-feira sobre os termos do acordo de resgate da Grécia. Segundo pesquisa feita com os parlamentares nesta quinta-feira, a câmara da Alemanha deve votar a favor sobre o programa de ajuda à Atenas.

O ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, tinha apontado a ideia sobre uma saída temporária da Grécia da zona do euro em uma reunião do Eurogrupo na semana passada. Apesar dos líderes terem chegado a um acordo na segunda-feira de dar à Grécia um terceiro resgate sob certas condições, Schäuble continuou a lançar dúvidas sobre o futuro da Grécia na zona do euro.

Ele disse na quinta-feira que muitos economistas disseram que a Grécia precisava de uma redução dívida, algo que ele insistiu que não era legalmente possível, uma vez que o país continuou a ser um membro da zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo