Não brinque ao comprar o presente das crianças

O Procon-PR recomenda alguns cuidados necessários para garantir que o presente do Dia das Crianças não se torne uma dor de cabeça. Para ser comercializado, é necessário que o brinquedo tenha o símbolo da certificação do Inmetro, que é a garantia de que esse produto passou por uma série de testes que asseguram qualidade, durabilidade e segurança. O selo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), também deve constar na embalagem.

O coordenador do Procon, Algaci Túlio, orienta que além dos selos, é importante observar, na embalagem, a faixa etária para a qual o brinquedo é indicado, as instruções de uso e recomendações. As informações devem estar em português e lidas com cuidado. ?Além disso, o nome do fabricante ou importador também deve constar, para que o consumidor saiba a quem procurar no caso de dúvidas e reclamações?, disse.

Algaci frisa que se deve dar preferência a produtos vendidos no mercado formal, pois, em caso de acidente, pode-se buscar a responsabilidade. ?Esses estabelecimentos trabalham com produtos acreditados e com nota fiscal, o que facilita na hora de exercer os direitos de cidadão, em caso de perdas e danos, já que os brinquedos também estão sujeitos ao Código de Defesa do Consumidor.?

O consumidor não deve comprometer de maneira alguma o orçamento doméstico com a compra de brinquedos. É fundamental pesquisar preços e, de preferência, evitar compras no crediário, em razão dos juros altos, além de pedir desconto nos pagamentos à vista.

Para crianças pequenas é preciso evitar brinquedos com pontas, arestas cortantes, peças pequenas e materiais aromáticos. Se a opção é a de presentear com um eletroeletrônico, como videogames ou computadores, esse pode ser testado na loja antes da compra.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo